segunda-feira, 18 de março de 2013

MIRANDIBA: Segundo o IFDM (Índice FIRJAN De Desenvolvimento Municipal), Município Tem Um Dos Piores Desenvolvimento Do Estado...

O IFDM, Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. 

Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Em Mirandiba o resultado não foi nada satisfatório. Na última edição 2012 com base no ano 2010, o IFDM (Índice FIRJAN de desenvolvimento municipal) mostrou que o município tem um dos piores desenvolvimento do estado de Pernambuco ficando na 164° posição com apenas 0,5384 na média, estando à frente de apenas alguns municípios. 

Mirandiba parece viver dois extremos no que diz respeito à administração pública e seu desenvolvimento. De um lado, um passado de um município em pleno desenvolvimento chegando a ocupar  a 57° posição dos municípios com maior desenvolvimento do estado de Pernambuco, conforme foi visto no final do mandato do ex-prefeito Antônio Torres no ano 2000. Já em 2005, houve um grande recuo, no mandato do ex-prefeito Batista, o município caiu para o ranking estadual de número 155°, vindo a melhorar nos anos de 2006 (106°), recaindo em 2007 (141°) e 2008 (144°).

Do outro lado, na gestão de Bartolomeu, Mirandiba aparece como um dos piores índices de  desenvolvimento no estado Pernambucano. Só para se ter uma noção, na avaliação do IFDM em 2009, Mirandiba caiu ainda mais no ranking para a 150° e em 2010 mais uma queda, para o ranking 164° sendo, assim, considerando um dos municípios com os piores desenvolvimento do  estado. 

Mas, não é apenas de péssimos resultados e desempenho que nosso município enfrenta, nossa cidade, segundo o IFDM, vem se destacando na atuação da atual gestão de Bartolomeu como o município que, desde o ano 2000, mais investiu na saúde da população mirandibense.

Dessa forma, em termos gerais, o estudo destaca o mau desempenho de Mirandiba , apontando o contraste entre a realidade atual do município e as últimas transformações que o município vem sofrendo desde 2000 em relação a outras cidades. "Mirandiba destoou das demais de Pernambuco, não só pela baixa média alcançada pelo município no IFDM, como, principalmente, pela lenta evolução ao longo da década. É uma das cidades mais atrasadas do estado. Para saber mais sobre o IFDM de Mirandiba e demais cidades clique no link abaixo:
CLIQUE AQUI PARA VER OS DEMAIS ÍNDICES DE MIRANDIBA E OUTRAS CIDADES

DA REDAÇÃO DO MIRANDIBA EM FOCO

RANKING
IFDM: MIRANDIBA (2010)
POSIÇÃO DO MUNICÍPIO NO RANKING

Nacional
Estadual
IFDM
UF
Município

4743º
162º
0.5403
PE
Iguaraci
4770º
163º
0.5389
PE
Afrânio
4777º
164º
0.5384
PE
Mirandiba
4795º
165º
0.5373
PE
Iati
4799º
166º
0.5371
PE
Serrita
4807º
167º
0.5368
PE
Manari
4840º
168º
0.5344
PE
Ibirajuba
4842º
169º
0.5344
PE
Santa Maria da Boa Vista
4879º
170º
0.5319
PE
Paranatama
4894º
171º
0.5301
PE
Itaíba
4898º
172º
0.5297
PE
Tamandaré
4905º
173º
0.5293
PE
Tacaratu

12 comentários:

  1. Quem você vai culpar agora Prefeito? A gestão anterior foi você mesmo! rsrsrsrsrs. Vai inventar uma descupa esfarrapada tambem desta vez? Esperamos algo melhor na sua administração. Nº 4777! Sentiu aí Prefeito?

    ResponderExcluir
  2. noosa nao sabia desses dados tao ridiculo p/ nossa cidade, a cada ano que passa fica pior fui a favor da atual gestao nessa eleicao depois diso td tenho motivos a se pensar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo sofrido é quem paga a conta pela corrupção crônica instalada nesta gestão municipal. Lamentamos a falta de percepção da população. Enquanto a corrupção cresce uma minoria privilegiada e aparentada do prefeito e do vice cresce e a maioria padece.

      Excluir
    2. tanbem estva na mesma situaçao q vc pensei q era uma coisa e foi outra. dei a mao e o unico agradecimento q tive foi uma coissada mais vamos la.bola p/ frente

      Excluir
  3. essa pesquisa mostra que o atual prefeito nunca fez e não vai fazer nada pela nossa cidade.ele só pensa em perseguir os adversários que são concursados na prefeitura.não vai fazer nenhuma obra na cidade que possa ser lembrada pelo povão.abre o olho mirandiba!!!

    ResponderExcluir
  4. Antes de vocês colocarem esses comentários, entrem no site da Firjam e veja os três índicadores que são pesquisados: saúde, educação e renda. Na educação e na saúde o município vem crescendo gradativamente, inclusive no governo de Batista. O que se observa também, é que nos dois anos da primeira gestão de Bartolomeu houve um crescimento muito bom, principalmente nas áreas de saúde e educação. Infelizmente, o que puxa esses índices para baixo é a questão da renda, pois como nós sabemos no nosso município não existe oportunidades de emprego em fábricas, indústrias, comércio entre outros. Talvez se os nossos comerciantes e empresários investissem aqui esse quadro poderia mudar. O próprio Igor foi abrir uma loja em Carnaubeira, os tios deles em outras estados e outras cidades como Belém e Petrolina, o deputado Nelson e o irmão Otoni foram investir em Serra Talhada. Agora pedir que Dr. Bartolomeu resolva todos os problemas de Mirandiba vai ser muito difícil pois todos nós sabemos que todos os municípios vem sofrendo com perda de arrecadação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que a maioria SONEGA impostos. Muitos deles não pagam nem o IPTU e suas casas e terrenos.

      Excluir
  5. O este ultimo Anonimo é babão mesmo! O que esta administração já fez em?

    ResponderExcluir
  6. Bartolomeu ja fez e faz, por isso o povo votou em Bartolomeu de novo pra fazer mais ...

    ResponderExcluir
  7. Sei não, esse blog parece ser sócio do Pererinha! Porque não colocou na epoca que a merenda era na lata de doce sentavam no chão sem carteiras,isso quando tinha merenda!

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkkkkk só pode ser piada, Bartolomeu não fez calçamento porque o investimento foi feito nas pessoas a maior obra que ele construiu e será lembrado pra sempre pela sua honestidade.

    ResponderExcluir
  9. O povo besta da porra puta que pariu!

    ResponderExcluir