Onze alunos precisaram ser transferidos para o Hospital Regional de Salgueiro porque apresentaram quadros mais complexos, como dificuldade respiratória. As aulas foram suspensas nesta sexta-feira (1).
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) suspeita que a contaminação tenha sido provocada pela água. Os alunos começaram a passar mal cerca de 40 minutos após ingerir o líquido nos bebedouros da escola e após tomar o suco servido na merenda. Amostras foram colhidas e encaminhadas ao Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para análise. Amostras da merenda servida para os alunos também foram enviadas.
“O único fator em comum a todos os alunos que passaram mal foi a água, já que durante a semana foram servidos vários tipos de alimentos no lanche. Vamos pedir prioridade na análise do material ao Itep”, informou o coordenado da Apevisa, Jaime Brito. Segundo ele, o abastecimento de água na cidade é feita através de um poço artesiano e a escola dispõe de um reservatório.
Também foram colhidas amostras de sangue dos estudantes que passaram mal. “Vamos enviar para o Lacen, que trabalhará em regime de plantão neste sábado para examinar essas amostras”, informou a gerente da Regional de Saúde de Salgueiro, Auxiliadora Veras. Segundo ela, os estudantes não precisaram ser transferidos para o Recife devido ao estado de saúde. “Estamos em contato com o Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica) para saber como proceder corretamente”, acrescentou.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação informou que as aulas serão retomadas na segunda-feira e que irá aguardar o laudo oficial para saber quais providências poderão ser tomadas. A escola tem 392 alunos matriculados no Ensino Médio. (jc oline)
0 comentários:
Postar um comentário