sexta-feira, 20 de julho de 2012

Serra Talhada Está Entre as 100 Cidades do País Com Maiores Taxas de Suicídio, Revela Pesquisa...

Serra Talhada acabou entre os 100 primeiros municípios do País (ocupa a 56º posição) que mais registraram casos de suicídios de jovens e adolescentes na última década, segundo o Mapa da Violência  2012 – Crianças e adolescentes do Brasil, divulgado nessa quarta-feira (18), pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CELAB) em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade da Capital do Xaxado por esse motivo é de 3,5% a cada 100 mil habitantes, quando a média nacional é de 1,1%.


A pesquisa iniciou em 2000 e terminou em 2010. O estudo foi feito a partir de cidades com número de crianças, jovens e adolescentes superior a 20 mil. Há dois anos atrás, Serra Talhada contava com quase 30 mil (28.360) pessoas nessa faixa de vida. A pesquisa revela ainda que, sobre suicídio, a terra de Lampião se encontra na frente de cidades como Maceió (AL) com taxas de 2,2% a cada 100 mil habitantes; e Cubatão (SP) com 2,6 em números de mortes por suicídio a cada 100 pessoas.
Em Pernambuco, outras cidades também aparecem na lista em locais de destaque: Surubim (18º posição), Pesqueira (28º), Garanhuns (32º), Buíque (34º) e Vitória de Santo Antão (98º posição). De acordo com o pesquisador e coordenador da pesquisa, Júlio Jácobo Waiselfist, os suícidios no Brasil são relativamente baixos em relação a outros países do planeta. Ocupamos a 60º colocação no mundo. Entretanto, segundo ele, em se tratando de jovens e adolescentes os números vêm aumentando, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
“Apesar dos números serem baixos com relação ao mundo, ainda resta um fator preocupante:  os elevados índices na faixa de 18/19 anos de idade. O que leva um adolescente tirar a sua vida?”, diz um dos trechos do relatório. Boa Vista (RO) e Aracajú (SE) são as capitais com os maiores índices de suicídio entre jovens no País. João Pessoa e Cuiabá são as que detém menores índices. Em 2010, não houve nenhum registro de suicídio nestas cidades.

0 comentários:

Postar um comentário