segunda-feira, 27 de maio de 2013

Serviço Do SAMU Alcançará Todo o Estado Até o Final Do Ano...


Até o final deste ano, teremos o serviço do Samu 192 em todo o território pernambucano”. A afirmação foi dada pelo governador Eduardo Campos, nesta sexta-feira (24), ao entregar 47 novas ambulâncias que já asseguram a cobertura de 100% do Samu a 72 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Sul e Norte, além do Agreste Setentrional. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
eduardoAs novas ambulâncias vão funcionar no atendimento móvel de urgência à população. Hoje, o Samu Metropolitano dispõe de 73 ambulâncias, das quais 59 de suporte básico e demais 14 de suporte avançado. “Com o reforço do Samu, estamos melhorando e muito o atendimento para os que precisam de um socorro mais rápido e de maior complexidade, aumentando as chances de eles chegarem ao hospital com condições de se recuperar. Todos os profissionais que trabalham no Samu são capacitados, desde motoristas e enfermeiros a médicos”, detalhou Eduardo, lembrando que no Estado, o serviço conta com o reforço estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
Dos 47 veículos de resgate entregues nesta sexta-feira, 43 serão destinados ao suporte básico e quatro ao avançado. Na ambulância básica, o paciente conta com um técnico de enfermagem e um condutor a cada plantão. Já as de suporte avançado – equipadas com UTI e cinco Motolâncias (utilizadas em locais de trânsito intenso) – oferecem uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, além do condutor.  Os governos federal e do Estado investiram cerca de R$ 6,1 milhões na compra das novas ambulâncias.
“O Samu é um dos programas mais bem avaliados pela população. Esse modelo é capaz de garantir um atendimento resolutivo, e não apenas uma ambulância quem vem pegar o paciente. Os municípios terão um serviço para se orgulhar na urgência e emergência pré-hospitar”, afirmou o senador Humberto Costa, umdos idealizados do projeto do Samu, quando foi ministro da Saúde, ainda no primeiro Governo Lula. “Trago o sentimento de gratidão e de responsabilidade dos municípios”, destacou o prefeito de Palmares, João Bezerra, em nome dos demais gestores municipais beneficiados.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou os esforços do Governo do Estado em dotar uma rede de saúde “preocupada com a expansão dos serviços, com a abertura de novos hospitais e unidades descentralizadas”. Destacou ainda “a inovação das UPA-Es”, que serão as unidades pernambucanas de especialidades, para fazer os exames e nas quais estarão os especialistas. “A partir de julho, entregaremos as primeiras unidades das UPA-Es, para que, ao lado das nossas 14 UPAs e dos hospitais, possamos melhorar o cuidado com a saúde de todos os pernambucanos”, assegurou Eduardo.
Imip
Após o evento no Centro de Convenções, governador e ministro seguiram para inaugurar o novo Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Imip, uma parceria com o Instituto Avon. Pernambuco é o Estado do Nordeste com a maior incidência da doença e visa reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama em até 30% ao logo dos próximos dos próximos cinco anos. Neste período, estima-se que a unidade tenha beneficiado 180 mil mulheres da Região Metropolitana do Recife por meio do atendimento do SUS.
O novo centro tem capacidade mensal para oferecer duas mil mamografias, 800 consultas, 800 ultrassonografias e 400 biópsias. Desde dezembro de 2012, o Imip criou o terceiro turno para o tratamento de mulheres com câncer.

0 comentários:

Postar um comentário