No Sertão Central, o reforço da cidadania chegou para os quilombos Juazeiro Grande, em Mirandiba; Conceição das Crioulas; e Aldeia Atkum, em Carnaubeira da Penha. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.
Para Antônio João Mendes, que mora no Quilombo Conceição das Crioulas há 29 anos, a documentação é muito importante, porque facilita o acesso a políticas públicas. Em Conceição das Crioulas, a Semana de Direitos Humanos também realizou seminários e debates sobre o direito do idoso, do público LGBT e sobre mediação comunitária de conflitos, com a participação dos moradores.
Nas aldeias indígenas a emissão de documentos também foi bem recebida. Janilson Gabriel, 38, da Tribo Atkum ressaltou a gratuidade da ação e aproveitou para retirar 2ª via de Certidão de Casamento, e Certidão de Nascimento dos filhos.
As semanas de Direitos Humanos seguem até o mês de Setembro. A próxima será realizada de 06 a 10 de Maio, no Agreste Setentrional. Segundo o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a ideia das Semanas é interiorizar as ações e promover a cidadania na busca pela qualificação e emprego, especialmente das comunidades mais distantes.
0 comentários:
Postar um comentário