quarta-feira, 15 de maio de 2013

Belmonte Portugal e São José Do Belmonte Brasil Cosolidam Intercâmbio Cultural Por Um Mundo Melhor...




Em uma cerimônia histórica, no último dia 26 de abril, São José do Belmonte (Brasil) e Belmonte (Portugal) tornaram-se cidades coirmãs, após a assinatura de um Acordo de Geminação.
Por pretexto de possuírem nomes comuns, os dois municípios deram início a um pretensioso intercâmbio histórico, político e cultural. Uma herança portuguesa, o nome de São José do Belmonte, tem origem na cidade de Belmonte em Portugal.
A historicidade da geminação conceitua o termo como um processo que objetiva criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, através dos quais cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.
Mais do que a evidência do nome, a maioria das geminações de cidades segue o víeis cultural – o “encontro” dos povos terá ocorrido em algum momento histórico. Todos os anos existem mais de 20 pedidos de geminação de municípios brasileiros com homônimos em Portugal, nossa ex-metrópole. Carta Régia portuguesa do ano de 1762 determinava que os colonos portugueses adotassem nas áreas ocupadas de sesmarias os homônimos da terra natal. A homenagem vai além da denominação e busca a essência cultural que une – pela ancestralidade – diferentes povos. Dessa forma, São José do Belmonteo Sr. José Pires Ribeiro, era natural da Vila de Belmonte em Portugal como apontam os registros cartorários. adotou esse nome por motivo de que o pai do seu fundador
Foi em princípios do mês de maio de 2012, através de uma iniciativa da Secretaria de Turismo de São José do Belmonte, que uma Proposta de Geminação com o município de Belmonte em Portugal, na União Européia foi enviada. Na ocasião, eram encetados os primeiros esforços para se estabelecer contato com aquele município português. Três meses depois a proposta foi aprovada pela Assembléia Municipal de Belmonte e pela Câmara de Deputados que unanimemente sancionou esta nova ligação.
A cidade de Belmonte está localizada a 300 km de Lisboa. É a cidade mais brasileira de Portugal. Em Belmonte se iniciou a gênese da Descoberta do Novo Mundo. Terra de marinheiros e aventureiros. Foi lá que nasceu o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. No alto do morro fica Belmonte, ao pé da Serra da Estrela, na região central de Portugal.
Belmonte é uma das cidades mais importantes da rota das aldeias históricas de Portugal. A pequena vila ainda conserva o mesmo aspecto de quando nasceu, há quase mil anos. Belmonte foi o principal refúgio dos judeus portugueses durante a inquisição. Na pequena sinagoga, o rabino defende uma tese ousada e que nenhum historiador ainda confirmou: que Cabral era judeu.
O grande orgulho da cidade são os nomes das ruas. Tudo faz referências ao Brasil. A pequena aldeia se transformou em um grande museu para celebrar a descoberta do nosso país. A história que une Portugal ao Brasil está nas ruas, no castelo e nas igrejas.
A cidade também tem uma rede de museus que falam da qualidade de riquezas da região, como o azeite. Contudo, o principal museu é do descobrimento do Brasil.
A assinatura do Protocolo de Geminação entre o município português de Belmonte e o município brasileiro de São José do Belmonte ocorreu dentro do âmbito das iniciativas que comemoram o Ano de Portugal no Brasil, concebido para promover as culturas e economias de ambos os países. Esta ação teve o apoio do Ministério do Turismo através da EMBRATUR.
Para participar do evento seguiu de São José do Belmonte uma comitiva formada pelo Vice-Prefeito o Sr. Adeilson Alves Feitosa e esposa Drª Fátima da Conceição Paes Sousa Feitosa e o Secretário de Turismo local Valdir José Nogueira de Moura.
O dia 26 de abril é Feriado Municipal em Belmonte, data que evoca a realização da Primeira Missa em terras de Vera Cruz, com grande significado para os belmontenses no que diz respeito às relações com o Brasil.
Na sessão solene comemorativa do dia do conselho, a Câmara Municipal de Belmonte distinguiu e homenageou várias personalidades e entidades. Um dos pontos altos das Comemorações do Dia do Conselho que aconteceu nos Paços do Conselho Municipal foi à assinatura do Acordo de Geminação entre o município português de Belmonte e o município brasileiro de São José do Belmonte. A cerimônia ocorreu às 10h e foi presidida pelo Sr. Mário Vilalva,Embaixador do Brasil em Portugal. Presente a cerimônia, que também foi homenageado, o Sr. Antônio Guterres antigo Primeiro-Ministro de Portugal e hoje, Alto-comissário dos Refugiados da ONU. Assinaram o Acordo de Geminação o Sr. Amândio  Manuel Ferreira Melo, Presidente da Câmara Municipal de Belmonte Portugal e o Sr. Adeilson Alves Feitosa, Vice-Prefeito de São José do Belmonte Brasil, que proferiu na ocasião um eloqüente discurso. Depois da sessão solene foi realizada a habitual Romagem à Estátua de Pedro Álvares Cabral, seguindo-se a Missa e Procissão em Honra de Nossa Senhora da Esperança. Em meio a tantas comemorações, foi inaugurada no Solar dos Cabrais em colaboração com a Embaixada do Brasil, a “Biblioteca do Brasil” a maior biblioteca brasileira fora do País. Durante a solenidade que também foi presidida pelo Embaixador do Brasil em Portugal Sr. Mário Vilalva, depois de proferir algumas palavras, o Secretário de Turismo Valdir José Nogueira de Moura fez doação de vários livros e cordéis de vários autores belmontenses e da bandeira do município de São José do Belmonte. Presentes a solenidade estavam também à belmontense brasileira Simara Andréa Barros Pereira e seu esposo Carlos que gentilmente acolheram e prestigiaram os brasileiros de São José do Belmonte em terras lusas.
Em entrevista ao Jornal Local o Vice-Prefeito Adeilson Feitosa comentou: “O saldo desta viagem foi altamente positivo. Durante nossa visita a Belmonte, pudemos ver como funcionam as estruturas administrativas de Portugal, país que tem no turismo a principal fonte de empregos. Quero felicitar a todos os belmontenses pela magnífica cidade que calorosamente hoje nos acolhe. Aliando a riqueza do patrimônio que a história lhe deixou, e que tem sabido preservar, aos exemplos de rasgo e modernidade, que tão bem ilustram a criatividade das suas gentes, Belmonte a todos impressiona e encanta.
Parabéns Belmonte!
Parabéns São José do Belmonte!
Longa e próspera vida a esta união!”
fonte: portal belmonte

0 comentários:

Postar um comentário