quarta-feira, 15 de maio de 2013

MIRANDIBA: Conselho Tutelar Conclui Curso De Pintura em Tecido e Tela Com Cianças e Adolescentes...

Em Mirandiba, o Conselho Tutelar ofereceu às crianças  a possibilidade de participar de uma atividade que concilia inclusão e arte. Durante dois meses  mais de 42 crianças e adolescentes participaram um curso de pintura em tecido e tela e nesta terça-feira (14/05) foi entregue o certificado para os concluintes. Esse curso foi realizado pelo  Conselho Tutelar através do projeto DNT (Descobrindo Novos Talentos) que teve como idealizadores os conselheiros tutelares João Leite e Geovanio Souza

Através da pintura, as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos, imaginação e simbolizam as experiências. A pintura estimula a comunicação, criatividade , sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças e dos adolescentes, disse os coordenadores do projeto DNT ao blog Mirandiba em Foco.
Durante o evento teve como palestrantes:
João Leite (Conselheiro Tutelar e Coordenador do projeto DNT)

Segundo João Leite, para que esse projeto se realize "é necessário juntarmos esforços e a partir do momento em que fizermos juntos o que sozinhos não somos capazes de realizar”,  obteremos êxito em nossas ações. A partir do momento que começamos a investir mais na preparação e valorização dos jovens, criaremos o mundo melhor e social para os mesmos.

Devemos incluir as crianças na  educação, cultura, lazer, cursos profissionalizantes voltados para o público que se enquadram nessa faixa de idade e estimular e valorizar o potencial de cada um e, em alguns casos, resgatando até mesmo a dignidade dos inseridos, disse joão Leite.

Geovânio Souza (Conselheiro e Coordenador do projeto DNT)
Esse é um papel fundamental que realizamos em prol da cidadania e da profissionalização de cada um que passou por esse processo tão gratificante já que será um grande passo para o lazer e profissionalização de cada adolescente, disse Geonio Souza.

Pastor Inácio ( Pastor da igreja Batista Missionária, conselheiro de direito  e diretor e locutor do programa de rádio razão de viver)
Segundo o pastor todo aquele trabalho foi fruto de Deus, já que todas as realizações e todas as artes feitas por cada criança foi uma inspiração do Senhor já que a arte é um projeto que cabe a Deus. Inspiração esta que veio através de muito esforço que irá lhes proporcionar uma educação levando, assim, a uma criatividade, a um lazer e quem sabe uma profissão.
O pastor Inácio se referiu à importância da iniciativa do projeto e também da necessidade de um incentivo por parte da sociedade, já que projeto como este sempre é bem vindo, pois afasta as crianças e adolescente das drogas, do alcoolismo, da desocupação e passa a oferecer um lazer, uma ocupação e até uma profissão tornando-se, assim, um grande artista da terra.

Espedito Pereira (dono do Blog Mirandiba em Foco)
Para Espedito Pereira, o projeto DNT (Descobrindo Novos talentos), lançado pelo conselho tutelar e tendo como idealizadores João Leite e Geovanio Souza, é fundamental já que o conselho não se resumo apenas ao ato repressivo ou quando os direitos da criança e adolescentes são violados, já que o conselho também tem como função precípua a realização de trabalhos recreativos e educativos, zelando pelo lazer, arte e cultura conforme garantia do ECA.
O Conselho é um instrumento nas mãos dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.
DA REDAÇÃO DO MIRANDIBA EM FOCO




13 comentários:

  1. parabens a tds pela iniciativa vcs estao de parabens, as cianças d nossa cidade estao precisando aprender uma arte/cultura

    ResponderExcluir
  2. se todas as reparticcoes trabalhasse d verdade mirandiba seria bem melhor. para q isso um dia fosse posivel era so trabalhar c/ honestidade e dedicacao, um pouco d amor ao prossimo

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA, CONCORDO PLENAMENTO!

    ResponderExcluir
  4. Estou acompanhando as reportagemns sobre as ações bacana do Conselho Tutelar de Mirandiba. No entanto ações como essas, não podem serem enterropidas!O pessoal do Conselho Tutelar estam de parabéns especialmente os que se esforçaram para que tudo isso viracem realidade!

    ResponderExcluir
  5. Parabens geovanio, parabens joao leite e parabens colaboradoes

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS GEOVÂNIO E JOÃO LEITE, NÓS DA SOCIEDADE ESTAMOS VENDO O ESFORÇO DE VOCÊS E AO MESMO TEMPO, O TANTO QUE SÃO PERSEGUINDO POR PESSOA QUE NÃO TRABALHA E NEM DEIXA VCS TRABARAREM! NO ENTANTO NÃO DESISTAM POR MAIS QUE SEJAM COAGIDOS, LEMBREM "NINGUÉM ATIRA PEDRA NA ARVORE QUE NÃO TEM FRUTO" ESTAM PERSEGUINDO VCS É POR QUE ESTAM VENDO O TALENDO, A CAPACIDADE, OUSADIA E DETERMINAÇÃO QUE VCS TÊM, ENTÃO, NÃO DESANIMEM!PARABÉNS POR ESSE LINDO PROJETO! ESPERO MAIS PROJETOS INOVADORES COMO ESSE! MESMO QUE INCOMODEM OS QUE NÃO TÊM IDÉIA E NEM COLABORAM COM OS QUE TÊM!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para os idealisadores deste projeto e seus colaboradores.Sou leitor de todas as reportagens do blog "Mirandiba em foco" que, por sinal quero parabenizar por fazer cubertura dos eventos do Conselho Tutelar de Mirandiba.Apezar da distancia de Mirandiba,estou todos os dias acompanhando o desenvolvimento de nossa cidade, via internet.(Este maravilhoso veiculo de comunicação,que nem todos sabem ultilizar de forma correta.)Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Quero parabénizar o Conselho Tutelar,pelo inovador projeto de "inclusão social atravéz da arte".Ao mesmo tempo; faço uma pergunta, por que, que estava somente Os conselheiros:Geovânio e João Leite na realização do prejeto, se no Conselho são cinco? A onde estava as Conselheiras:Dinalva, Rejane e Maria José? Momento de um projeto como este,é hora deixarmos de lado as rivalidades e abraçarmos a causa que é nobre(tirar criança e adolescentes das Ruas, atravézda arte).A sociedade está percebendo a dezunião entre os conselheiros, o povo escolhe os conselheiros e observa sua atuação!Conselheiros,prestem bem atenção,o povo tem o poder de lhe colocar no poder e de tirar também!

    ResponderExcluir
  9. Prabéns conselheiros pelo projeto de "inclusão social através da arte".Vcs estam no caminho certo,se baseando no Estatuto da Criança e do Adolescente:
    Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

    Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    Art. 70. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.

    Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento
    O órgão Conselho Tutelar,precisa a cada dia fazer realmente um trabalho preventivo,educativo e não ostensivo.

    ResponderExcluir
  10. Um projeto como este é de fundamental importância, pois visa tirar criança e adolescente das ruas. Dando assim a princípio, uma ocupação(que para as criança e adolescentes é algo maravilhoso, pois eles gostam de fazer: pintar, desenhar)além de servi como terapia ocupacional, lazer,(já que muitos aprende bricando) servi também como uma preparação para o futuro, ou seja pode virá uma profisão.
    Em breve iremos ver tanto criança,como adoleslentes se destacando no desenho e na pintura, tanto em nossa Cidade, Região, Estado, Nosso País ou quem sabe no Mundo; agora só dependem dos que fizeram o curso e de seus familíares apoiarem.

    ResponderExcluir
  11. Em 1º lugar, quero agrceder ao Eterno Deus, pela oportunidade que tenho(tudo que acontece é permissão de Deus)de poder representar uma Instituíção(Conselho Tutelar)em Mirandiba-pe.Na verdade, é um grande privilégio e também grande responsabilidade. Eu diria, que é uma missão, que Deus me entregou.
    Tenho orado por todos as familías,especialmente as que são atendidas pelo Conselho Tutelar,pois desejo ver verdadeiras mudanças de vida(que cada pessoa tenha mais perpéctiva de vida),para isso se faz necessário, estarmos sempre buscando melhorar o trabalho.
    Quero agraceder a todos os que, de forma direta e indireta contribuíram para a realização do Projeto "Descobrido Novos Talentos D.N.T."Não basta descobri, é importante mobilizar a Sociedade para apoiar essas criança e adolescentes(dando aos mesmos a oportunidade de se desenvolverem),agradeço os elógios, especialmente as palavras de conforto!
    Um abraço fraterno a todos, do Conselho Tutelar: João Leite.

    ResponderExcluir
  12. É de extrema importância colaborar para a excelência da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes, principalmente os que se encontram em vulnerabilidade social, afinal eles são o futuro da nossa nação. Agradeço a Deus por ter me propiciado tamanha oportunidade de passar por essa Instituição riquissima de aprendizado e aos que de uma forma ou de outra contribuiram para que hovesse a realização desse projeto fabuloso. A arte tem um gande poder de transformação, mas não basta ocorrer essa mutação no sistema social é preciso que haja assistência continuada para que os imbuidos nessa jornada, tenham o privilégio de dizer, alcancei os meus ojetivos com dignidade e perseverança, mesmo em meio as barreiras impostas pelas dificuldades. A arte não se resume apenas em pintar, desenhar, colar, e cortar. O mundo da arte é ilimitado, suas ações podem resultar em aprendizagem a longo e curto prazo, dependendo do empenho dos inseridos ao projeto e a dedicação dos que aderirem a essa ideia renovadora e restauradora dos laços afetivos, que deve ser difundida com todo o amor, pois é notório que quando se faz alguma ação benevolente ao proximo por amor, nunca vai ser um trabalho o que realizamos, mas edificante para o nosso ser... Obrigado a todos pelos comentários e o apoio dos que em um simples gesto valoriza a grandeza do reconhecimento quando imposto a si. Geovânio Souzza...

    ResponderExcluir
  13. eu sou conselheira tutelar de Mirandiba , e gostaria de em foma para este anonimato porque as conselheira não participarão deste projeto. o conselho tutelar é um colegiado e não se resume em dois conselheiro. as conselheiras Rejane Dinalva e maria Jose não participarão por que não foram informada para executa o projeto. concordo quem escolhe os representante de nossas crianças e adolescente é a sociedades sim,mas a sociedade deveria escolhe pessoas que reaumente quera faze o seu trabalho ,de conselheiro e não esta lá só pelo DINHEIRO. procure quem realmente trabalha neste conselho. PROCURE NAS DELEGACIAS NA PROMOTORIA E NA SOCIEDADE QUEM REAUMENTE ESTA FAZENDO SEU PAPEL DE CONSELHEIRO.

    ResponderExcluir