terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MIRANDIBA: Da Valeta de Uma Sapata ao Retorno no Cenário Político...

Antes de iniciar nossa postagem, uma pergunta é feita. 

Politicamente, um político tradicional eleito por quatro vezes consecutivas em nosso município, deveria ser  mérito de prestígio e respeito por seus pares?

 “A chance de um pobre vencer uma eleição em nosso município é quase a mesma de ganhar na Mega Sena”.

É com essa frase que iniciaremos nossa postagem   definindo a dificuldade da luta para conquistar aquilo que chama de ‘sonho’, para muitos,  em se eleger. É quase impossível um(a) candidato(a) sem dinheiro, estudos, família grande ou apoio de peso se eleger vereador em Mirandiba, seja, motivo este, por preconceito, interesses pessoais, ignorância ou azar político.

Ter dinheiro no bolso, sem nenhuma dificuldade para gastar na campanha é importante para ganhar uma eleição, mas como há uma chance remota de se ganhar na mega sena, também há uma chance remota de um candidato com poucos estudos, da roça, pobre e pouco apoio político ganhar uma eleição municipal.  Contrariando os maus costumes é o que mostra a vitória do eleito vereador pelo município de Mirandiba, Mané da Barreira que conquistou uma vaga na Câmara com 238 votos. 

Durante oitos anos, Mané da barreira foi esquecido do cenário político como vereador, passou dificuldades financeiras, avançou nos estudos com o TRAVESSIA, chegou até a cavar valeta de uma sapata no Balneário de Ivan para ganhar o pão de cada dia, "como já foi frisado num jornal de circulação municipal nas vésperas das eleições de 2012". Sem emprego, sem ajuda financeira e esquecido por muitos de seus pares políticos, Mané se candidatou  a vereador em 2012 e tornou o improvável em possível: da valeta de uma sapata, conseguiu retornar ao cenário político e se eleger vereador pelo partido do PC do B e é o novo componente da câmara dos vereadores.

Poucos sabemos das dificuldades de cada um, do que passou, do apoio que teve, do exemplo de vida e da jornada árdua que passou; só sabemos de uma coisa, com a humildade se vai aolonge, pois a  personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma, porque o progresso da sociedade depende exclusivamente da sua independência e do respeito, seja de seus pares políticos ou da sociedade em si.
DA REDAÇÃO DO MIRANDIBA EM FOCO.



1 comentários:

  1. AGORA MEU AMIGO POPULAR MANÉ DA BARREIRA É SANTO MERECEDOR, O PASSADO FOI ESQUECIDO DAS MUDANÇAS DE PARTIDO,DAS GRACINHAS QUE COMETEU DAS PALAVRAS QUE FERIAM OS OUTROS EM PALANQUE E MAIS, NÃO VEJO NENHUM MOTIVO DE TER DÓ DE VEREADOR QUE NÃO SABE ONDE FICA, IR PARAR EM CAVAR VALETAS, TODOS TRABALHOS É DIGNO MENOS SER VEREADOR PARA VIVER COM BASTANTE DINHEIRO DA PRÓPRIA SOCIEDADE MENOS FAVORECIDA QUE PAGAM ATÉ UM BALDE DE AGUA PARA NÃO FICAR COM SEDE.QUANTOS PAIS DE FAMILIAS NÃO ESTÃO CAVANDO VALETAS, ARRANCANDO TOCO ETC, SE FOR PRA TODOS POBRES SER VEREADOR VAI MUITO. DEIXO BEM CLARO QUE NÃO TENHO NADA CONTRA A PESSOA DE MANUEL DA BARREIRA, TENHO CONTRA A FORMA DA POLÍTICA DESTA QUERIDA CIDADE.

    ResponderExcluir