quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DORMENTES-PE: Candidato a Prefeito do PSB é Flagrado Comprando Votos no Sertão de Pernambuco...



O município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, vive um momento conturbado politicamente. Seus 17 mil habitantes aguardam ansiosos a decisão a ser tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma disputa na própria base aliada do governo de Pernambuco é o combustível da confusão, segundo noticiou o Blog do Jamildo.

A Frente Popular de Dormentes, com chapa encabeçada por Roniere Macedo Reis (PSB), correligionário do governador socialista Eduardo Campos, pode ter a candidatura impugnada, depois de correligionários seus e ele próprio terem sido flagrados em vídeo amador tentando comprar votos e apoio político. O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com representação.
A Prefeitura de Dormentes é disputada pelo candidato da situação, Roniere (PSB), que compõe chapa com Avelar (PSB) e é apoiado pelo prefeito Geomarco (PSB); e enfrenta a chapa feminina da coligação Dormentes Melhor Para Todos, encabeçada por Josimara Cavalcanti (PTB) e que tem Betinha (PP) como vice. Dois candidatos a vereador desta última chapa, de oposição, foram "convidados" por Raniere a se juntarem à campanha da Frente Popular. Mas o argumento para convencimento não está dentro das regras eleitorais.

De acordo com o que é investigado pela Justiça Eleitoral, os candidatos a vereador Cícero Carlos e Renicláudio Menezes, ambos do PTB, foram procurados por representantes da Frente Popular para "negociar" um possível abandono do palanque da sua coligação original, passando a apoiar o candidato da Frente Popular.

Entre ganhar a verba ou denunciar, os dois correligionários do PTB ficaram com a segunda opção, como ensina o TSE, e prepararam a armadilha para os adversários políticos.

Com a ajuda de um relógio que filma, no punho, o candidato a vereador Renicláudio, do PTB, filmou o diálogo com "Shangaia", motorista do candidato a prefeito do PSB, Roniere. O enviado do socialista chega numa caminhonete vermelha, com um "40" estampado. O veículo pertence ao sogro de Roniere. No diálogo que pode ser assistido no vídeo, publicado com exclusividade pelo Blog de Jamildo, também está presente o candidato a vereador Cícero Carlos, também do PTB, outro que foi "seduzido" por Roniere.

No diálogo, Shangaia diz que "ele" (Roniere) enviou o dinheiro (R$ 4 mil) para Renicláudio e que depois Cícero deve ir na casa da mãe de Roniere buscar a parte dele. Dinheiro entregue, flagrado em vídeo. O episódio lembra a histórica cena do funcionário dos Correios com o maço de notas nas mãos, com a diferença de que os recursos aqui são um flagrante, previamente combinado com a Justiça.

O processo ainda está na fase de ouvida das testemunhas, mas o juiz Iure Pedrosa Menezes, da 107ª Zona Eleitoral, na região de Afrânio, já solicitou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que entre com recurso também contra a coligação Frente Popular de Dormentes.

0 comentários:

Postar um comentário