sábado, 17 de novembro de 2012

SERRINHA está Fora do projeto "Mais Irrigação"; Barragem é Novamente Vítima de Promessa Vazia...


A Barragem de Serrrinha, com capacidade para acumular até 311 milhões de metros cúbicos d’agua, até agora serviu apenas para ilustrar os discursos “proféticos” de vários políticos. Durante visita a Serra Talhada, no dia 18 de junho, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, empenhou a sua palavra garantindo que, desta vez, a irrigação no entorno do lago sairia do papel.

“Vamos incluir o pleito de Inocêncio Oliveira sobre a irrigação da Barragem de Serrinha. Aliás, Serrinha deveria ser chamada de ‘espelho d’água’ Inocêncio Oliveira”, comprometeu-se o ministro, afagando o ego do deputado republicano.

No último dia 13 de novembro, o Governo Federal lançou o programa “Mais Irrigação”, destinando R$ 3 bilhões para irrigação de 66 áreas em 16 estados. E olha só: a Barragem de Serrinha está fora. O dinheiro oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai chegar para duas áreas pernambucanas: 
Terra Nova e Serra Negra. O “Mais Irrigação” também prevê a recuperação de 13 perímetros irrigados. Entretanto, o perímetro Cachoeira II, que encontra-se semi-abandonado, não aparece na lista de investimentos.

HISTÓRIA

A construção da Barragem de Serrinha teve ínicio em 1955 e foi inaugurada em 29 de março de 1997 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na época, às margens do lago e na presença do deputado Inocêncio Oliveira, o presidente FHC não perdeu tempo e assumiu o compromisso com a irrigação da barragem.

“Vamos irrigar a terra, produzir e dar comida para o nosso povo”, disse o presidente, recebendo aplausos dos presentes. Até agora, nenhum projeto de reforma agrária ou de irrigação foi  efetivado em Serrinha.

0 comentários:

Postar um comentário