quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MIRANDIBA: Prefeitura Municipal Fecha as Portas Até Sexta-Feira em Protesto ao Governo Federal...


Com a queda dos repasses de verbas federais aos Municípios, os gestores pernambucanos fecharam as prefeituras em sinal de protesto desde segunda-feira, 12 de novembro. 

A exigência se deve às quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e à falta de ações do governo federal no combate à seca. Sem o dinheiro federal, os prefeitos afirmam que não conseguem cumprir a maior parte dos compromissos financeiros e administrar a cidade.

Em Mirandiba também não foi diferente, o prefeito do município Dr. Bartolomeu Tiburtino fechou as portas da prefeitura em protesto ao governo federal reivindicando maior rapidez e providências da presidenta Dilma Roussef no combate à seca. Também está na pauta de reivindicação a queda no repasse do fundo de participação dos municípios (FPM). 

A situação se agrava ainda mais no Sertão e no Agreste que, além do FPM, dependem de verbas para combate à seca. “Um  levantamento foi feito em outubro e faz mais de 80 anos que não se vê uma estiagem como essa”, conta os estudiosos.

Um dos motivos apontados para a situação atual do FPM é a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), que o governo federal aplicou na indústria automobilística e na chamada linha branca, composta pelos eletrodomésticos.  “Quando você tem essa perda do FPM, as prefeituras que dependem desse valor começam a não ter recursos para fechar as contas, para pagar fornecedores e se vê na obrigação de enxugar o custeio das despesas municipais”.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) cerca de 3 mil prefeitos correm o risco de se tornar fichas-sujas para as próximas eleições, caso não consigam fechar as contas no final do ano.

3 comentários:

  1. Leitoras e Leitores desse Blog

    O fechamento de Prefeituras Municipais de Pernambuco é desnecesário, uma afronta a população e visa esconder as despesas feitas com os recursos públicos nas últimas eleições. Uma boa parte desses municípios que estão em "GREVE" já prestam um serviço deficitário, para não dizer péssimo, nas áreas de saúde, educação, limpeza urbana, estando em funcionamento, imagimem elas fechadas. É acima de tudo, um grande desrespeito as populações do Agreste e Sertão que neste momento passam por uma terrível seca e, estes municípos ao invés de estarem fazendo greve deveriam estar ao lado desse podo para amenizar os efeitos da estiagem. Assim, não é difícil concluir que o eleitor não fez a melhor escolha para o seu município. Uma coisa é certa Senhores e Senhores, esses prefeitos "GREVISTAS" não foram eleitos com o meu voto.
    "GREVE" de Prefeituras!!! Era só o que faltava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente isso é um absurdo por parte dos nossos administradores em entrar de "greve", o melhor mesmo é se reunirem todos e iren a brasília pressionar o presidente. o que aconteceria se uma classe dos servidores entrar em greve por causa deuma luta o q aconteceria?

      Excluir
  2. Lendo os comentários acima eu pergunto; se tivessem uma receita de 1.000mil reais por mês e passassem a ganhar apenas 200 reais o que fariam? Parecem leigos querendo falar do que não sabem as prefeituras estão quebradas pra manter empregos dos metalúrgicos e das grandes fabricas de produtos denominados linha branca, o dinheiro repassado as prefeituras vem do IPI o que não está sendo cobrado pelo governo federal não pode ser repassado! obrigado.

    ResponderExcluir