sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OPINIÃO: O que está faltando para se fazer a Reforma Política no Brasil?

Por Nelson Pereira de Carvalho, Pós graduado em Gestão Pública e Formação Política pela UPE

O nome da profissão de quem comercializa  e de quem vende  prazer, sexo, e o próprio corpo todos já conhecem e  existe regulamentação,   mesmo que de forma subjetiva. Hoje já foram quebrados muitos preconceitos em reconhecer esta profissão em nossa sociedade,  que merece todo o nosso respeito. Agora, este profissional da política que utiliza o povo para conseguir mandatos eletivos e muitas vezes vitalícios e que  negocia e trai  a confiança do cidadão, que espera, caráter, projetos e retidão de seu representado,  tem que mudar. Não podemos permitir que a forte influência do poder econômico, atue para fomentar a desigualdade, a corrupção ativa e passiva dos que estão na vida pública  e  ou privada, e  para concentrar  riquezas e renda  que se acumulam  na mão de poucos, em  negócios acordados sem transparência  e  em formato de  licitações direcionadas,  e pré-agendadas.
Continua  esta prática a penalizar  o contribuinte  assalariado  em onerosa carga tributária  que contribui com   milhões, e  bilhões de reais em impostos,  sendo estas receitas, muitas vezes destinadas ao  superfaturamento  em obras ou mesmo sem a sua  respectiva execução.
Não  podemos permitir que empresas  ou maus políticos  prostituídos, financiem  campanhas sem critérios institucionais definidos  e claros, com um único interesse, de conseguir  estas empresas suas metas  de faturamento e seus objetivos empresariais, no toma lá da cá, em acordos que dão prejuízo ao erário. E não chegam  estes recursos na  ponta  como deveriam ou porque não dizer, onde mais precisa, na saúde, educação, moradia, reforma agrária.
O orçamento público  torna-se  peça de ficção, o político  recebe verbas de origem muitas vezes duvidosa, inclusive do tráfico de entorpecentes, ou de lavagem de  dinheiro, porque não existe transparência.  Na campanha para se eleger defende uma proposta, mas quando eleito vai defender a de quem  fez o seu financiamento ou a orientação da empresa. Como têm sido operado hoje, muitas emendas parlamentares negociadas sem critérios éticos. Fechando o ciclo para refinanciar estas  mesmas campanhas e mandatos.
Porque o estado brasileiro não adota o financiamento publico? Com a falsa alegação de alto custos?  Sendo com certeza estes custos inferiores aos recursos destinados  ao superfaturamento ou a elevação do valor final destas obras e ações governamentais, que superfaturadas são podadas muitas vezes até na sua redução física,  para estes recursos  poderem  sobrar para o financiamento político? Outras se tornam intermináveis para se obter dividendos políticos e eleitorais com esta continuidade. Da para compreender, só basta o eleitor traduzir. Está muito claro quanto ao relacionamento institucional, empresarial  e representativo de mandatos nas diversas esferas dos três poderes,  que se torna  nada republicano.
Não são todos os partidos, não são todos os políticos e não são todos os empresários. O que esta sendo visto hoje pela população tem que passar a ser exceção e não regra.  Porque não se trata  e enfrenta de forma objetiva e transparente esta realidade, a real necessidade e a carência das reformas do estado brasileiro sejam a política e outras reformas essenciais, que poderão promover mais democracia e racionalidade nos gastos do estado e elevar a consciência política do povo.  E dessa forma possa cada partido fazer para a sociedade a sua real proposta programática e estatutária. Mas para isso o povo tem que mobilizar, lutar, protestar e ir para as  ruas,  pautar a agenda do novo desenvolvimento e cidadania  da nação brasileira.
fonte: farol de notícias

1 comentários:

  1. Olá Nelson,
    Jairo marcou você em uma publicação.

    Jairo escreveu: "Nobre amigo Nelson Carvalho,

    Quero, a prima facie, externar e congratular pelo excelente texto.

    A par do que discorre percebo como quem conviveu na administração pública ao teu lado o que é uma palavra chave deste artigo: coerência; quer seja, o liame inexorável entre o que se diz o que se faz.

    No mérito da sua argumentação não há nem a possibilidade de acrescer quaisquer adornos o porquê das coerências das palavras e o discernimento sobre o temário "Reforma Política".

    Notadamente, o financiamento "privado" e já antes mesmo dos 'vitoriosos' das campanhas eleitorais cinger a trocar antecipada de apoio por obras, serviços e benesses públicas que corroem a eficiência, a transparência e licitude das mesmas.

    Forte abraço.

    Do amigo
    Jairo Medeiros
    Advogado."

    ResponderExcluir