segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MIRANDIBA: Entrega de Titulo de Posse na sede da Associação Comunitária dos Assentados de Várzea do Tiro...



Nesse sábado na sede da  Associação Comunitária dos Assentados de Várzea do Tiro. foi recebido o Exmº Dr. Getúlio Gondim presidente do Iterpe, para a entrega aos agricultores e assentados daquela localidade o Titulo de Posse aos seus Respectivos Proprietários, na ocasião se fizeram presente. O Deputado Federal Gonzaga Patriota, Hailton Rodrigues, Antão de Cachoeirinha, Batista de Mirandiba, vereador Cassiano, vereador Aluízio, Afonso Carvalho, Helio de Estevão, Alemão e Jeová técnicos do Iterpe e o publico em geral. Tendo como presidente da Associação Comunitária dos Assentados de Várzea do Tiro, Nêga de Antão.
Em entrevista ao nosso blog a Presidente da     ACAVT  Nega de Antão,   falou um pouco da historia da ACAVT, que foi fundada em 1992, com o objetivo de organizar  os agricultores para que pudessem receber os Títulos de Posse de cada terreno (propriedade rural do governo da estado  de PE) juntamente  com o antigo Funtepe, que hoje é Iterpe- Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco. Muitos presidentes passaram pela entidade, mas no ano de  2000 foi eleito a presidente Antão Gomes Dantas, que deu continuidade aos trabalhos  e daí em diante a associação passou a ser  vista como uma das melhores organizações de pequenos agricultores do município de Mirandiba- PE, com projetos como:  banco de sementes que distribui sementes para o plantio, caprino cultura que é a distribuição de animais e capacitação, aquisição de ambulância que atendia toda comunidade, banheiros, cisternas, trator equipado , caminhão F4000, mini industria de cajuína, casa de farinha, PNAE estadual , PAA  entre outros.

                O assentamento da ACAVT por de mais de 20 anos, ficou na irregularidade,  prejudicando assim esses assentados, que por todo esse tempo ficaram privados de políticas publicas, e sobrevivendo apenas de esperança  e da coragem de cada agricultor, vivendo sem moradias decentes, sem energia, esperando a chuva pra plantar, porém, o Iterpe tentou varias vezes   regularizar, mas pessoas de má fé, e políticos irresponsáveis tentaram  tumultuar os trabalhos, mas com muito trabalho, esforço, luta e dedicação,  a direção da a associação, o Iterpe e com ajuda de alguns parceiros, entregamos neste sabado dia 30 de novembro de 2013  a 42 famílias a esperança de dias melhores para o homem do campo, com o documentos de cada propriedade  ( Titulo de Posse regularizados  )pra essas famílias , documento esse que abrira novos caminhos, para mais políticas publicas, como moradia, energia, água, cisternas em fim, de fato o que os homens e mulheres do campo precisam  melhores condições de vida e respeito. Essas foram as palavras da presidente da ACAVT Nega de Antão.
fonte: Mirandiba 24h









1 comentários:

  1. E cadê essa ambulância???? que servia apenas pra carregar porco do presidente da associação. A f4000????? que serviu pra os comícios do azulão. a fábrica de cajuína???? ninguém nunca tomou um copo!

    ResponderExcluir