O governo Eduardo Campos prepara-se para comprar uma aeronave fora de uso, tipo um Boeing, para afundar nas águas do mar do Recife e criar uma espécie de viveiro, ao lado de várias embarcações já fundeadas, em mais uma iniciativa de combate aos ataques de tubarão na capital pernambucana.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, revela que a iniciativa faz parte da criação de um parque marinho no Recife, ao custo de R$ 30 milhões.
“A ideia é lançar em fevereiro do ano que vem. O parque marinho faz parte de um desafio de reduzir os ataques de tubarão”, diz.
“Antes, os tubarões não atacavam porque havia equilíbrio. Se a gente recompor o ambiente, a tendência é resolver”, acredita. “Queremos colocar uma espécie de banquete, do lado direito do canal que corta a praia (vindo de Suape), com alimentos mais abundantes para as espécies”.
De acordo com o planejamento, outras cinco embarcações serão fundeadas, além das 27 já catalogadas e conhecidas.
O governo do Estado chegou a negociar a compra de aeronaves da extinta Vasp, estacionadas há vários anos no pátio do Aeroporto do Recife, mas a Justiça Federal optou pelo leilão, como sucata.
“Estamos procurando outras. Já conversamos com a Marinha, para saber onde pode e onde não pode, pois é uma área de rota de navios”, conta o secretário.
0 comentários:
Postar um comentário