sábado, 21 de setembro de 2013

Programa Mais Médicos tem aval de 70,38% dos brasileiros

O governo pode ter atirado no que viu e acertado no que não viu. Ainda enfrentando a oposição de entidades e profissionais de Medicina em todo País, a implantação do programa Mais Médicos está confirmada como um sucesso de público que poderá provocar reflexos favoráveis no projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Nada menos que 70,38% dos brasileiros, segundo levantamento nacional realizado pelo Instituto Paraná Pesquisa, já aprovam o programa coordenado pelo Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, porém, 86,56% declararam considerar ruim ou péssimo o sistema de saúde público do País.
A pesquisa foi feita por meio de 2.502 entrevistas, em todas as regiões do País, com margem de erro de 2%.
A crítica mais pesada ao Mais Médicos é a forma como ficou estabelecida a remuneração dos profissionais de Cuba. Em razão do sistema socialista da ilha dos irmãos Castro, a Organização Panamericana de Saúde intermediou um acordo pelo qual o governo brasileiro remunera o governo cubano que, de posse dos recursos, os transfere apenas parcialmente para cada cubano envolvido no programa. Nada menos que 71,35% discordam dessa intermediação do Estado no pagamento dos médicos.
Outro número aponta a extrema debilidade do sistema público brasileiro de saúde. Para 86,56%, faltam médicos tanto em hospitais quanto em postos de saúde pertencentes a governos e prefeituras.
A informação sobre o Mais Médicos já chegou a 82,62%. O maior índice de aprovação se dá no Nordeste, onde 90,35% apoiam a iniciativa. (Do Portal Brasil247)

0 comentários:

Postar um comentário