sábado, 6 de abril de 2013

MIRANDIBA: Comunidades Quilombolas Participam De Oficinas De Desenvolvimento Social...

Além de receber a capacitação, 221 famílias trocaram as antigas casas de taipa por outras de alvenaria. Essas são algumas das ações ambientais promovidas no sertão nordestino.

Durante as oficinas são abordados diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento dos quilombos, entre eles: noções de associativismo e empreendedorismo; gestão de resíduos sólidos; agricultura orgânica e agrofloresta; criação de animais de pequeno e médio porte; implantação de viveiros; apicultura; planejamento estratégico; e comercialização e divulgação de produtos. "Estes encontros favorecem o desenvolvimento da comunidade e são um estímulo para que os moradores participem", avalia Osmando de Souza, líder da comunidade de Queimadas, em Mirandiba (PE).

As oficinas de desenvolvimento social já percorreram três municípios pernambucanos. Em Cabrobó, foram capacitados moradores das comunidades de Jatobá II, Cruz dos Riachos e Fazenda Santana. Além de Queimadas, outras seis comunidades localizadas na cidade de Mirandiba participaram da ação: Araçá, Juazeiro Grande, Feijão/Posse, Pedra Branca e Serra do Talhado.  Em Salgueiro, a capacitação foi realizada nas comunidades de Conceição das Crioulas, Sítio Santana e Contendas

Em outra frente, o Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) investe na melhoria das condições de moradia dos quilombolas. Até o momento, 221 famílias trocaram as antigas casas de taipa por outras de alvenaria. Dessas, 66 estão em Salgueiro, 47 em Mirandiba, 44 em Custódia e 24 em Cabrobó.  Outras 107 casas estão em construção. "Estas ações mostram a importância deste programa para o desenvolvimento das comunidades quilombolas, a exemplo de outras iniciativas em execução, tais como construção de banheiros e implantação de sistemas de abastecimento de água", explica Elianeiva Odísio, coordenadora-geral de Programas Ambientais da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. (ministério da Integração Nacional)


0 comentários:

Postar um comentário