A medalhista de bronze Yane Marques foi recebida na manhã da sexta-feira (17) no gabinete do governador Eduardo Campos, na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Eduardo fez questão de falar pessoalmente com a atleta, a única representante brasileira entre os 72 pentatletas que competiram nos Jogos Olímpicos de Londres. Yane mostrou a raça do povo pernambucano, elogiou o governador.
Após esse resultado histórico, que incluiu o Brasil no mapa do pentatlo moderno, a pernambucana passou a ser a número dois do mundo, atrás apenas da campeã olímpica, Laura Asadauskaite. Você é uma referência para os jovens pernambucanos, disse Eduardo a Yane, durante conversa de cerca de 40 minutos, que também contou com a presença da primeira-dama Renata Campos.
Na ocasião, a atleta explicou os detalhes dessa modalidade, ainda pouco conhecida no país. O pentatlo moderno é um esporte com cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro. Yane começou com a natação aos 11 anos, mas logo surgiram as outras modalidades. Dentro do pentatlo, a minha especialidade é o hipismo, revelou.
A pernambucana é a única detentora de uma medalha olímpica no esporte não só do Brasil, mas também da América Latina. A sertaneja de Afogados da Ingazeira, a 375 km do Recife, é uma das contempladas pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Estado.
0 comentários:
Postar um comentário